top of page

Memorável

Escultura

'Memorável'


Uma obra de arte sobre aquilo que permanece


Conceito


Nem todas as lembranças permanecem. A memória é seletiva, moldada por afetos, experiências e pelo impacto que momentos específicos exercem sobre nós.


‘Memorável’ não trata do passado como um arquivo completo, mas sim como um conjunto de registros vivos: aqueles que, por sua significância, se fixam enquanto outros se dissolvem.


Mais do que um convite à nostalgia, ‘Memorável’ é um lembrete da importância de criarmos momentos dignos de serem lembrados. A vida se compõe de instantes, e cabe a nós escolher quais serão os que realmente permanecerão.



Quais memórias criar?


Claro que não há como decidir quais memórias iremos criar, todavia podemos escolher como viver. Entendo que a construção de uma vida guiada a partir dos conceitos de dignidade, responsabilidade e integridade poderão propiciar muitos momentos memoráveis.



Memórias


Entendo que memórias estão para além de meras lembranças do passado, memórias são o aprendizado guardado, arquivado inclusive de forma subliminar, esperando para serem acessadas nos momentos certos.


Memória é o registro intangível que forma a identidade, e influencia na tomada de decisões. Um conjunto de memórias não diz respeito apenas sobre o que vivemos, em boa medida orientam para o que nos tornaremos.


O que o cérebro permite lembrar e decide esquecer se torna parte do que somos. Não há presente sem passado, nem futuro que não esteja, de alguma forma, enraizado na memória.



Processo criativo, metáforas e outras coisas mais


‘Uma estrutura de aço composta por alguns ‘cubos vazados’: este foi o inicio de tudo. Quando esta estrutura de arte decorativa me foi oferecida para ser transformada em uma peça de arte conceitual me indaguei sobre o que seria possível criar, o vazio de ideias tomou conta por um tempo, um bom tempo, diga-se de passagem. (Gosto de deixar claro sobre estes vazios de ideias pois, ao menos para mim, um trabalho conceitual não aparece do nada a partir de um estalo mágico, a ideia vai se criando a partir de muita, muita observação, pesquisa, conhecimento e experiência, mas sigamos). Observando a estrutura durante um tempo, passei a olhar a forma como foi construída, cada arame, cada solda, o posicionamento de cada peça e então: Tec! (o estalo - não o mágico!). Dar forma física a um ‘constructo’, fazer alusão, de forma física, à algo que existe apenas num formato mental, abstrato ou virtual. Com a primeira decisão tomada as coisas começaram a se encaminhar. A partir da sugestão, da cara amiga Daniela, de ter algo pendurado na estrutura pensei: porque não memórias?! - Um constructo de memórias!


As ideias não foram assim, ponto a ponto, desenhadas em ordem como descrevo aqui, confesso que tudo foi meio uníssono, mentalmente pude ver a ideia, mas neste primeiro esboço mental, ainda meio turvo, havia fotos penduradas, uma ideia interessante mas que não fazia sentido, pois as imagens seriam minhas ou de algum banco de imagens ou fotografias que eu criasse para ilustrar a obra. Mais alguns dias passando em como fazer com que o interlocutor se sentisse parte disso e então a ideia das frases e dos monóculos surgiram, criar frases que possam sugerir ao interlocutor reviver suas próprias memórias. Colocar estas frases nos monóculos me pareceu interessante e viável, pois além de poder pendurar as ‘memórias’ no ‘constructo’ o fato de olhar através de uma lente para dentro do monóculo, faria o interlocutor interagir efetivamente com a obra, e quem sabe afetivamente.


A base feita em madeira bruta de tronco de árvore, foi escolhida para oferecer a ideia de um registro de vida, a partir de onde o contructo nasceria, de forma arbórea, podendo seguir qualquer direção. Optei por construir os monóculos em madeira para ter controle do processo e da forma, queria colocar, antes da lente, o acabamento que pode remeter a ideia de escotilha ou janela, uma janela para a memória. Pintar a estrutura de marrom também foi premeditado para oferecer a sensação de conforto e quem sabe ainda a lembrança afetiva de um chocolate quente ou um aromático café.

Tudo foi construído para que quem venha a interagir com esta obra possa sentir ao ‘usá-la’, o que senti ao criá-la’.





Ficha Técnica


Obra

Escultura


Nome

‘Memorável’


Ano de criação

2025


Registro Interno ( )

200281-1206


Dimensões:

30 x 30 x 55 cm | 2720 gramas

(aproximadamente)


Materiais:

Estrutura metálica de aço pintado, monóculos feitos em madeira maciça (Tauari), acrílico e acabamento em latão. Base em madeira maciça (corte direto de tronco de árvore podada).











Memorável

© Mauricio Mendes | 2022

São Paulo - Brasil

bottom of page